Ministro Carlos Fávaro anuncia aquisição de leite pelo governo federal

Publicado em 09/08/2023 07:50 e atualizado em 09/08/2023 08:42
Medida emergencial visa socorrer os produtores brasileiros frente à concorrência

Na Capital do Leite, Castro (PR), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a aquisição de leite em pó pelo governo federal a preços de varejo. A medida emergencial é uma das ações para socorrer os produtores de leite brasileiros que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul. O anúncio foi feito durante a abertura da Agroleite 2023 na tarde desta terça-feira (08).

“Fazer um enfrentamento à importação desenfreada é um compromisso que assumo aqui em nome do presidente Lula”, destacou o ministro.

Junto com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, Fávaro afirmou que ainda nesta semana serão adotadas medidas emergenciais para o setor. A aquisição, a preço de varejo, de leite em pó, é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e, consequentemente, aos produtores.

Em relação à importação de leite de países como Argentina e Uruguai, o ministro ponderou que o acordo com o Mercosul é sensível e o tema está sendo tratado com total atenção pelo governo federal.

“O Mercosul é um bloco comercial muito importante para o Brasil. Nós vendemos a esses países produtos manufaturados que nos dão muita competitividade, ganhos e oportunidades, mas isso não pode ocorrer em detrimento de uma cadeia tão importante, que gera empregos, como a cadeia do leite”, comentou.

Além das medidas emergenciais, Fávaro ressaltou que serão necessárias ações estruturantes para o setor. “Estar aqui vendo a altíssima qualidade das tecnologias para a produção de leite é espetacular. É a certeza de que esse abismo que existe entre os produtores de leite brasileiros precisa ser removido com trabalho, dedicação, com ciência, com investimento para que nós possamos corrigir essa distorção tão grande. E o Brasil que já é campeão na produção de soja, na exportação de soja, algodão, carne bovina, carne suína, vai ser, sim, um grande player mundial na produção de leite e temos que ter dedicação para fazer isso acontecer”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • ivo angelo rossoni fava Redentora - RS

    O Brasil é o terceiro produtor de leite no mundo.

    Já é um grande produtor.

    Tem produtores em 98% dos municípios brasileiros, fomentando a economia municipal e regional.

    Temos presenciado uma grande importação de lácteos. Aumentou 5 vezes com relação ao mês passado.

    Em uma época do ano que os preços deveriam subir, caíram mais de 30% a nível de produtor.

    Isso faz com inúmeros pequenos produtores desistam da atividade, que é uma das mais difíceis da agricultura.

    O recebimento de leite pela indústria vem caindo. 2022 caiu 5% com relação a 2021.

    A melhor atitude que o governo poderia tomar seria de coibir importações desnecessárias que contribuem fortemente para desestabilizar a cadeia produtiva.

    Produtor de leite que sai da atividade não volta mais.

    1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      É preciso ajudar Los Hermanos, produtores de Leite.

      1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Isto é uma ironia. Na verdade o governo tem que ajudar o produtor brasileiro.

      2
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Bom dia não se iludam o governo ou desgoverno atual arrebentou com quem produz trigo trocando geladeiras por trigo argentino . Agora vc arrebenta com a agropecuária familiar importando leite e vem o ministro da agricultura enturmado com o PT dizer que vai comprar leite pelo amor de Deus já ta feito a lambança mais respeito com o produtor de leite.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Os pequenos produtores de leite, assim classificados como agricultor familiar ,trabalham pra burro e ganham menos que uma secretaria--- São esses que mais sofrem com a importação do leite em pó--- Eu por exemplo só tomo leite em pó, porque no leite de caxinha colocam soda co.o conservante

      3
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      O trigo sagrado é o trigo saraceno do tempo de jesus...esse trigo que cultivamos não passa de uma desgraça...

      4
    • jose carlos mancini Cambé - PR

      Vejam a contradicao deste desgoverno. o leite no Brasil é produzido, em sua maior parte, por pequenos agricultores. Cadê o apoio ao pequeno produtor? o do pronaf?

      0