Ciclone destrói estruturas de produtores de leite do Rio Grande do Sul
A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul trouxe severos prejuízos para produtores de leite. Em algumas regiões, galpões foram destruídos pelos fortes ventos. Na região Celeiro, por exemplo, cerca de oito cidades foram atingidas e mais de 500 produtores locais tiveram estruturas danificadas, segundo o relato do vice-presidente de Finanças da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Nacir Penz.
Leia mais:
+ Friagem: Temperaturas vão cair em quase todo o Brasil e Inmet prevê geadas em áreas agrícolas
+ Ciclone já traz transtornos no Sul com chuvas, ventania e até granizo
O dirigente reforça o pedido de apoio das autoridades para que possam auxiliar os atingidos. "A coisa está cruel. Teremos que achar um jeito de distribuir os animais entre os produtores que não foram atingidos. Muitos produtores de outras cidades já estavam ajudando e tentando salvar os animais", destacou, ressaltando o pedido de apoio entre os produtores da região.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ressalta que vários produtores foram atingidos pelo Estado e, em especial, na região Celeiro, há um "cenário de guerra". "Temos produtores procurando vacas em escombros, não temos onde ordenhar e os vizinhos estão ajudando, levando as vacas para tentar ordenhar. Realmente é um cenário muito triste e lamentável que estamos atravessando", reforça, lembrando que os mesmos já vivem uma dificuldade do setor e agora enfrentam uma nova tragédia.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios