Emater-MG apoia uso de APP da Epamig, para gerenciamento da atividade leiteira
A diretoria técnica e pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se reuniram, nesta terça-feira (4 de julho), com representantes da Emater-MG para oficialmente apresentar o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal). A equipe da Epamig, liderada pelo diretor de Operações Técnicas, Trazilbo José de Paula Júnior, compartilhou os resultados positivos obtidos durante os testes do aplicativo em campos experimentais da Epamig e em propriedades particulares.
O Gercal é um aplicativo desenvolvido para estimar o custo de produção de leite, preenchendo uma lacuna de informações que os produtores de leite no Brasil enfrentam. A falta de dados precisos sobre os custos de produção e o manejo adequado da atividade torna difícil para os produtores gerenciar efetivamente seus negócios. De acordo com Trazilbo José de Paula Júnior, a parceria com a Emater-MG é fundamental para alcançar o objetivo do aplicativo, de melhorar a vida dos produtores rurais, fornecendo assistência técnica e orientação sobre as melhores práticas de gerenciamento de propriedades leiteiras.
"Nós da Epamig estivemos na Emater-MG para apresentar o potencial do aplicativo e contar com a ajuda das equipes de assistência técnica e extensão rural para a divulgação dessa ferramenta e para o envolvimento de um número maior de propriedades", afirmou o diretor de Operações Técnicas da Epamig. "Acreditamos que essa parceria nos permitirá acumular um grande número de dados, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a produção de leite e proporcionem um atendimento mais efetivo aos produtores rurais."
Facilidade
O aplicativo Gercal, desenvolvido pela Epamig e disponibilizado gratuitamente, permite aos produtores de leite calcular e gerenciar os custos de produção. Após o registro de dados cadastrais, financeiros e informações sobre o rebanho, o sistema gera um demonstrativo consolidado dos resultados. O aplicativo é fácil de usar, possui uma linguagem simples e está disponível para download na Play Store, sendo compatível com dispositivos Android.
Djalma Pelegrini, pesquisador da Epamig e um dos idealizadores da ferramenta, explicou: "O Gercal é um aplicativo livre e gratuito que pode ser utilizado por produtores de leite, gestores de propriedades leiteiras e técnicos dos setores público e privado. O APP fornece um relatório consolidado que permite aos produtores, gestores ou técnicos interpretarem o desempenho econômico-financeiro da propriedade, incluindo a margem bruta e líquida, além de possibilitar a avaliação do desempenho técnico da propriedade."
O aplicativo Gercal é uma solução especialmente útil para pecuaristas que operam em pequena escala e desejam iniciar o gerenciamento de custos. A Epamig acredita que será amplamente adotado por produtores que ainda não utilizam nenhum tipo de software ou aplicativo para a gestão de suas propriedades.
Parceria
Na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, a equipe da Epamig foi recebida pelo diretor técnico, Gelson Soares Lemes, pelo gerente do Departamento Técnico, Milton Nunes, e pelos coordenadores estaduais de Pecuária de Leite, Nauto Martins, e de Fertilidade de Solos (área de meio ambiente), Márcio Stoduto de Mello. Trazilbo informou que as próximas reuniões já estão agendadas para avançar nessa parceria estratégica entre as duas empresas.
A Epamig e a Emater-MG são vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atuam junto aos produtores rurais de Minas Gerais, com o objetivo de impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio mineiro.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios