CNA e Frente Parlamentar do Leite definem atuação conjunta
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu, na terça (23), com a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão (PP-MG), para discutir uma agenda conjunta de iniciativas para promover o crescimento da pecuária leiteira no país.
A ideia é dar andamento a uma série de ações, com o apoio de parlamentares e de instituições como o Sebrae, que vão desde a aprovação de propostas que tramitam no Congresso Nacional em benefício do setor, a medidas que busquem dar mais escala à produção de leite.
Entre as principais demandas para o setor leiteiro debatidas na reunião estão a assistência técnica, crédito, investimentos, manejo de pastagens, melhoramento genético, combate a práticas desleais de comércio, redução do custo de produção, desoneração das rações e suplementos minerais, seguro rural, entre outras.
No encontro, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância de dar mais competitividade à pecuária leiteira brasileira, para que mais produtores se insiram em um sistema de maior escala produtiva e tenham mais renda com a produção.
Neste contexto, ele citou projetos do Sistema CNA/Senar para a formação de uma classe média rural no país como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que traz ganhos na produtividade e melhorar a gestão das propriedades rurais.
Ainda na reunião, foi apresentado à deputada um estudo que traça uma radiografia da cadeia produtiva mostrando o perfil dos produtores a partir de aspectos como renda, tamanho da propriedade, tipo de produção, tecnologias utilizadas e as principais necessidades dos produtores para desenvolver a atividade, entre outros pontos.
Por sua vez, a deputada Ana Paula Leão mostrou uma pesquisa feita pela FPPL, com 220 entrevistas, mostrando o perfil dos produtores em cinco estados (BA, CE, MG, RJ e SP). A parlamentar também se comprometeu a atuar em parceria com a CNA na aprovação de medidas no Legislativo que beneficiem os interesses do segmento.
Participaram do encontro os vice-presidentes da CNA José Mário Schreiner, José Zeferino Pedroso e Mário Borba, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico, Bruno Lucchi, o diretor-adjunto de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, a coordenadora de Relações Institucionais, Maísa Barbosa, o assessor técnico Guilherme Dias, e o consultor Cristiano Nassif.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios