Faec quer dobrar produção de leite no Ceará, passando para 2 bilhões de litros/ano

Publicado em 01/09/2022 12:43

Com um mercado consumidor ainda dependente de laticínios de outros estados, o Ceará apresenta um grande potencial para incrementar a produção de leite no Estado. A meta da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) é dobrar a produção, passando dos atuais 1 bilhão de litros de leite por ano para 2 bilhões de litros nos próximos cinco anos.

“O Ceará tem todas as condições para fazer isso, mas é preciso que haja concorrência no setor industrial”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira, durante a reunião do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindlaticínios-CE), realizada nesta terça-feira (30) na Faec.

Na ocasião, o presidente do Sindlaticínios-CE, José Antunes, destacou a necessidade de medidas voltadas para o aumento da produtividade e da competitividade do leite e derivados. Diferente de outros estados, o Ceará "importa" leite e laticínios, como queijo, manteiga, creme de leite, requeijão, iogurte, dentre outros, de outras unidades da Federação, o que cria um estímulo natural para o aumento da produção local.

“Hoje metade do leite consumido em Fortaleza não é produzido no Ceará. Então, nós temos mercado, mas precisamos aumentar a nossa produtividade e agregar valor aos nossos produtos", disse Amílcar Silveira.

Atualmente, o Ceará tem mais de 2 mil laticínios, entretanto, a maior parte ainda não tem as devidas licenças. Diante desse gargalo, a meta inicial do Sistema Faec/Senar é viabilizar a regularização de 100 laticínios, em parceria com o Sebrae Ceará, que irá custear 85% do valor cobrado para os estudos técnicos requeridos pelos órgãos de fiscalização. A iniciativa poderá beneficiar cerca de 80 mil pessoas que, hoje, sobrevivem ou dependem da pecuária leiteira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA/Senar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário