Produtores de leite de Santa Catarina aumentam a produção em 20%
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) concluiu, nesta semana, o Projeto Mapa Leite em Santa Catarina. As ações beneficiaram 855 propriedades rurais com a metodologia inovadora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), resultando na melhoria da produtividade, qualidade do leite e geração de renda.
Os índices de produtividade apontam a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Foi registrado um aumento diário de 20% na produção de leite e crescimento de 30% na produção por hectare. Os produtores ainda tiveram redução de 26% nas despesas diretas por litro de leite produzido.
Durante 22 meses, os produtores receberam as visitas dos técnicos de campo para o desenvolvimento das cinco etapas da ATeG do Senar: diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional e avaliação sistemática de resultados.
A produtora de leite no município de Seara, Clarice Inês Arend Haboski, foi uma das participantes do Mapa Leite. Graças ao projeto, ela aumentou o número de vacas em lactação e a produção cresceu 16%.
O trabalho ficou ainda mais rentável com a melhoria da qualidade do leite. Por causa disso, ela passou a receber R$ 0,11 a mais em cada litro como forma de bonificação.
“Tudo começou a melhorar depois da assistência técnica. Estamos seguindo todas as orientações do técnico. Já fizemos algumas adequações no local de ordenha e a expectativa é de desenvolver cada vez mais. Só tenho a agradecer por todo o trabalho”, destacou Clarice.
De acordo com a coordenadora de Projeto Mapa Leite no Senar, Luana Frossard, os resultados demonstram a evolução da qualidade do produto.
“Apesar do cenário desfavorável, em 2017, em função da queda do preço do leite, os produtores conseguiram receber um valor mais alto devido à qualidade no processo produtivo”, destacou Luana, acrescentando que o projeto Mapa Leite fez diferença na vida dos produtores.
O Mapa Leite, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), auxilia no desenvolvimento da cadeia produtiva e na melhoria da qualidade do produto. Santa Catarina foi o primeiro estado a finalizar projeto, que continua a beneficiar produtores de leite em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Para saber mais detalhes da Assistência Técnica e Gerencial do Senar acesse: https://www.cnabrasil.org.br/s...
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios