Citros/Cepea: Floradas se abrem nos pomares de sequeiro
As frequentes chuvas nas últimas semanas em todas as regiões citrícolas do estado de São Paulo têm deixado produtores mais aliviados – vale lembrar que as precipitações ficaram abaixo da média em boa parte do ano. As precipitações são muito bem-vindas e necessárias neste momento, tendo em vista que favorecem as floradas – que estão abrindo e/ou em período de pegamento nos pomares de sequeiro –, ajudam na recuperação do calibre e beneficiam a qualidade das frutas da temporada 2022/23, que estão próximas do período de colheita.
Segundo colaboradores do Cepea, nas regiões onde as chuvas foram mais volumosas, já houve melhora no calibre da variedade pera e sobretudo das tardias. Diante disso, além de o produtor registrar aumento na produtividade média, a indústria consegue maior eficiência na extração de suco. Por outro lado, o rendimento industrial (quantidade de frutas necessárias para a produção de uma tonelada de suco concentrado) já dá sinais de piora, devido à maior absorção de água pela fruta.
0 comentário
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe