Com irrigação por gotejamento, citricultor prevê aumento de produtividade em 60%
Se a água é o insumo mais importante para as lavouras, a irrigação por gotejo é uma das formas mais inteligentes de fornecer água às plantas, pois entrega a quantidade ideal, no momento certo e diretamente na raiz. Quando o produtor investe em um projeto de irrigação, ele rapidamente tem um aumento da produtividade, contorna os desafios nos períodos de estiagem e tem mais flexibilidade no manejo da produção.
O citricultor Eduardo Ralston comprova esse fato. Em setembro de 2020, ele investiu em um sistema de irrigação por gotejamento que abrange 90% do pomar de laranja, composto por aproximadamente 177 mil árvores, na Fazenda Santa Therezinha, em Bebedouro, SP.
Em poucos meses, os resultados já surpreenderam, como a redução da morte súbita dos citros. Além disso, mesmo com a forte estiagem, o cooperado espera que a produtividade dessa safra seja 60% maior do que um pomar não irrigado. Para as próximas safras, o citricultor estima que a produtividade média aumente entre 10% a 15%.
"A decisão foi imediata para proteger nosso pomar. Optamos pelo gotejamento por ser mais versátil e flexível, já que irriga todo o pomar ao mesmo tempo e possibilita a fertirrigação", afirma Fabio Ralston, filho de Eduardo, que atua na produção citrícola da família.
O projeto de irrigação conta com um reservatório central com capacidade de 4.500 m³. Também foram instalados dois reservatórios australianos. O conjunto é conectado a três pontos para irrigar os 227 hectares de pomar. O produtor estuda a possibilidade de implantar uma usina de energia fotovoltaica para alimentar todo o sistema.
"O mais importante foi conseguir equalizar a produção para ter uma constância no fluxo de caixa. Além disso, conseguimos antecipar a florada para fugir do clima mais quente", avalia Fábio, que colhe em média 1.200 a 1.300 caixas de laranja por hectare.
Assim como a família Ralston, muitos produtores têm apostado na irrigação como aliada para melhorar seus resultados, e encontram na Coopercitrus o suporte completo para o planejamento, a implantação e a manutenção dos sistemas de irrigação.
Uma das vantagens é a possibilidade de fazer a fertirrigação, aplicando os fertilizantes nos tanques de água que alimentam o sistema para fornecer nutrientes ao mesmo tempo em que irriga a planta. Há também a possibilidade de instalar sistemas de automação que permitem programar o funcionamento, definir e analisar a quantidade de água aplicada e acompanhar todos os processos à distância. Com isso, o produtor sabe exatamente a demanda da sua produção e pode tomar decisões mais rápidas no dia a dia.
Com suporte técnico, o fornecimento de projetos e todas as peças para irrigação, a Coopercitrus oferece aos cooperados um pacote completo de soluções para melhorar a produtividade através da irrigação.
0 comentário
Citros/Cepea: Acordo entre Mercosul e UE deve favorecer citricultura nacional
Relatório da Faesp aponta queda na safra de laranja 2024/25
Governo do Paraná prorroga mais uma vez emergência fitossanitária de combate ao greening
Citros/Cepea: Melhora no calibre favorece comércio de laranja de mesa
Com investimento de R$ 90 milhões, setor citrícola paulista ganha Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade
Citros/Cepea: Preços seguem enfraquecidos