Fundecitrus e Embrapa assinam acordo de cooperação nesta quarta-feira (3), em Brasília (DF)
O presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, e o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, assinaram acordo de cooperação das instituições nesta quarta-feira (3), em Brasília (DF). O acordo prevê a implementação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) para o desenvolvimento de pesquisas em conjunto e união de esforços para a sustentabilidade da cadeia produtiva de citros. A parceria envolve ainda a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (Fupab).
A aliança estratégica entre as instituições de pesquisa, privadas e pública, tem como propósito fortalecer as ações no setor citrícola, conjugando recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia.
O contrato assinado tem duração de 10 anos e dentre os objetivos iniciais da parceria estão o estabelecimento e a manutenção de matrizeiro de citros e o fomento de projetos estratégicos para o controle do greening (huanglongbing/HLB), como melhoramento genético, avaliação de variedades de interesse da citricultura, práticas de controle do inseto transmissor e otimização do sistema de monitoramento regional do psilídeo. Também está prevista a colaboração em projetos de biotecnologia para obtenção e desenvolvimento de variedades resistentes a pragas dos citros.
Segundo o presidente do Fundecitrus, o acordo irá fortalecer a citricultura e contribuir com a sustentabilidade da cadeia produtiva dentro dos escopos ambiental, econômico e social, principalmente na atuação com os pequenos produtores. "O grande desafio que temos hoje pela frente está ligado à sustentabilidade, e só por meio da cooperação mútua entre as instituições e a iniciativa privada é que conseguiremos encarar esse desafio e as exigências do mercado", ressaltou Monaco.
0 comentário
Citros/Cepea: Semana termina com recuo dos preços da tahiti; laranja in natura fica estável
Citros/Cepea: Tahiti tem nova queda de preço na semana
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado