Citros: Produção de 2018/19 deve cair mais de 30%
Como esperado por agentes do setor, a reestimativa da safra 2018/19 de laranja do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) apontou recuo de 31,4% em relação à temporada passada (2017/18). Os dados atualizados da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra) foram divulgados nesta segunda-feira (10), pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), e indicam que a produção deve totalizar apenas 273,3 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja – volume 5,2% inferior ao do primeiro relatório, de maio.
A queda vai ao encontro das perspectivas iniciais do Hortifruti/Cepea, de que o desempenho da produção em 2018/19 estaria comprometido, devido às elevadas perdas da florada principal (ocorridas entre agosto e outubro/17), bem como à falta de chuva no primeiro semestre de 2018.
Segundo o Fundo, todas as variedades registraram peso médio inferior ao projetado em maio, em decorrência da estiagem (de maio a julho), mais severa que a prevista anteriormente. As primeiras expectativas, que já indicavam um ano menos chuvoso, previam volume acumulado de 101 mm nestes três meses, conforme o relatório. Contudo, as chuvas acumuladas foram de apenas 36 mm no período – 73% inferior à média histórica, configurando a pior seca para esses meses nos últimos dez anos. A segunda reestimativa da safra será divulgada pelo Fundecitrus em fevereiro/19.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Citros/Cepea: Tahiti tem nova queda de preço na semana
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025