Fundecitrus lança aplicativo para ajudar a calcular pulverizações
O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura criou um aplicativo para ajudar o citricultor a fazer uma pulverização eficiente e econômica. O Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF) permite calcular o volume de aplicação e dose do produto de acordo com o tamanho das plantas. Além disso orienta sobre o ajuste dos equipamentos utilizados na pulverização.
Para realizar os cálculos, o SPIF foi baseado nos resultados de pesquisa sobre Tecnologia de Aplicação que são realizadas no Fundecitrus há mais de dez anos para leprose, pinta preta, cancro cítrico, podridão floral (estrelinha) e psilídeo. O objetivo do sistema é disponibilizar esses resultados de maneira prática para serem aplicados no campo e ajudar no dimensionamento correto das pulverizações.
De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Scapin, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, as informações permitem que o citricultor faça o controle de doenças e pragas sem desperdício. Além disso, a regulagem adequada dos pulverizadores contribui com a redução das perdas e com o aumento da capacidade operacional dos equipamentos. “Os citricultores conseguirão adequar os volumes e doses de aplicação, regular os equipamentos de forma correta, além de proporcionar economia para aqueles que fazem pulverizações com volumes acima da média”, afirma.
Com o aplicativo é possível reduzir o volume de água em até 70% para o controle de psilídeo, em 60% para podridão floral, 30% para leprose e entre 40 e 50% para pinta preta. “O SPIF é uma maneira de levar aos citricultores os conhecimentos gerados pela pesquisa de maneira prática e acessível”, diz Scapin.
O SPIF está disponível gratuitamente nas versões desktop (off-line) e também pode ser acessado no site do Fundecitrus. Em breve será lançada uma versão mobile, disponível para Android, iOS e Windows.
0 comentário
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe