Trigo: Da pré-semeadura à colheita, produtores têm de estar em dia com os tratos culturais
Para auxiliar os produtores a produzir mais, melhor e superaremos desafios impostos pela triticultura no Brasil, a BASF está ao lado do produtor rural desde a présemeadura até a colheita. As equipes capacitadas da companhia buscam entender o cultivo e o sistema produtivo com o intuito de desenvolver inovações tecnológicas que realmente contribuam com o homem do campo. As Soluções BASF para a triticultura são um bom exemplo disso.
Com forte atuação no setor de proteção de cultivos, a BASF se tornou líder no segmento de fungicidas para o cultivo do trigo. A empresa está presente no campo com um eficiente portfólio de fungicidas incluindo cinco produtos – Abacus® HC, Ativum®, Opera® Ultra, Brio® e Versatilis® –, ferramentas que proporcionam um grande alcance na prevenção e no combate às doenças fúngicas do trigo permitindo uma proteção de maneira segmentada, por grupo de cultivares. “Nossas soluções permitem sermos amplos ou específicos no manejo, de acordo com a suscetibilidade à doença da variedade cultivada”, afirma Vitor Bernardes, gerente de Marketing Cultivos Arroz e Trigo da BASF.
Na linha de herbicidas, o destaque vai para o Finale®: produto de contato, não-seletivo que proporciona uma série de benefícios. “No trigo, Finale® é direcionado para a dessecação do cultivo na pré-colheita, permitindo que o produtor antecipe a colheita, mantenha os índices de produtividade e qualidade dos grãos e libere a área antes para semeadura da soja”, diz Vitor.
Conforme explica o gerente da BASF, dessa forma os grãos de trigo ficam menos expostos a intempéries e a colheita pode ocorrer até dez dias mais cedo, permitindo a semeadura da soja dentro da janela preferencial.
A mais recente inovação da BASF é o lançamento da Tecnologia Clearfield® de produção de trigo. A novidade é uma parceria da BASF com a Biotrigo Genética, empresa brasileira com atuação específica no setor tritícola aqui no país e no Mercosul. A proposta do Trigo Clearfield® é que a partir da combinação do melhoramento genético da Biotrigo com a expertise em proteção de cultivos da BASF, os triticultores tenham maior produtividade e comodidade.
“Com a inovação aliada ao nosso compromisso com a agricultura, contribuiremos para que o triticultor controle melhor as plantas daninhas, tenha mais rentabilidade e seja mais longevo na atividade”, diz Vitor.
A soma de todas essas soluções contribui para otimizar a gestão do negócio do triticultor, pois a maior eficiência produtiva gera também outros benefícios, como a redução do consumo de combustíveis, diluição dos custos fixos com maquinário, o ganho de tempo, agilidade e a construção de um sistema produtivo mais forte.
Para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, a BASF disponibiliza a seus clientes, além de suas soluções, uma equipe altamente capacitada, formada por profissionais com grande conhecimento técnico para disseminar essas inovações e ajudar os produtores a extraírem o máximo das tecnologias.
Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e os restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Restrições temporárias no Estado do Paraná para Opera® Ultra para o alvo Puccinia
graminis f. sp. tritici na cultura do Trigo. Registro MAPA: Opera® Ultra nº 9310, Ativum® nº 11216, Abacus® HC nº 9210, Brio® nº 09009, Finale® nº 0691 e Versatilis® nº 01188593.
0 comentário
Nova solução xarvio®️: Timing de Aplicação para soja utiliza IA para otimizar manejo e ajuda aumentar a rentabilidade dos produtores; conheça
Lançamento da COP30 do Agro – Protagonismo e Diálogo pelo Futuro Sustentável da Amazônia
Biotecnologias de soja adicionaram 21,2 milhões de tons à produção brasileira nos últimos 10 anos
Roundup® completa 50 anos no Brasil e reafirma seu papel no avanço da agricultura; conheça mais dessa história de sucesso
Advogado orienta produtores em caso de revendas que entram em RJ: Como posso me precaver de um pedido de recuperação judicial?
A Valorização do Produtor Rural e a Importância da Educação Técnica: O papel da formação de profissionais para o setor agropecuário