Região Sul tem previsão de novas chuvas na semana seguinte após período de trégua nos próximos dias

Publicado em 14/11/2024 11:49
Metade norte do Brasil tem alerta do Inmet para chuvas intensas até o final desta semana

Logotipo Notícias Agrícolas

A Região Sul do Brasil, assim como o Mato Grosso Sul e parte de Mato Grosso, deve ter uma trégua nas chuvas, que deve perdurar até a segunda-feira (18), de acordo com o que mostra o Instituto Nacional de Meteorologia). Porém, logo em seguida, uma nova precipitação deve se formar, a partir do Rio Grande do Sul, onde os volumes previstos devem superar os 70 milímetros em 24h em áreas mais ao sul do estado.

Nesta quinta-feira (14), as chuvas estão concentradas sobre a metade norte do Brasil, desde o Espírito Santo, Minas Gerais, oeste da Bahia, Goiás, oeste e norte de Mato Grosso, sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, Pará e algumas áreas do Amazonas e do Roraima. O Inmet divulgou alertas para chuvas intensas nessas áreas, válido pelo menos até a sexta-feira (15), com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Aviso_141124
Alerta de chuvas para o Brasil nesta quinta-feira. Fonte: Inmet

Essa chuva deve prosseguir até o final da semana nessas áreas e prosseguir, de forma menos intensas, nos estados mais centrais do país, sobretudo no oeste de Minas Gerais, oeste de Mato Grosso e parte de Goiás. Entre a sexta-feira (15) e o sábado (16) deve começar a chover também sobre o estado de São Paulo, principalmente sobre municípios mais ao norte, com volumes de até 70 milímetros em 24h.

A formação das chuvas na segunda-feira sobre o Rio Grande do Sul já deve começar pela manhã na parte sul do estado. O Inmet indica uma faixa desde a divisa entre Argentina e Uruguai, com acumulados acima de 60 milímetros em 24h, até o litoral sul gaúcho. Em demais áreas os volumes devem ficar em torno de 30 milímetros em 24h.  

Na terça-feira (19) as chuvas devem avançar por Santa Catarina e Paraná, porém com intensidade baixa, com precipitação de no máximo 30 milímetros em 24h. Essa chuva deve chegar também para a parte oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde em alguns municípios os avolumes podem atingir 60 milímetros em 24h.

GIF 14-11-2024 11-46-23
Chuva acumulada em 24h durante os próximos sete dias. Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário