Inoculante CTS 500® eleva produtividade das lavouras de soja em até 5%
O inoculante CTS 500® é uma realidade para os produtores de soja. A tecnologia é inovadora no mercado, pois permite longa vida antes do plantio, com até 60 dias de pré-tratamento. Além disso, foi comprovado em análises realizadas em 10 estados do Brasil que o sistema gera resultados expressivos no aumento do número de nódulos em raízes de soja, o que favorece a captação de nitrogênio e, por consequência, a produtividade da lavoura.
“Realizamos análises com o CTS 500® em faixas de Norte a Sul do Brasil, e os resultados foram bastante robustos. Em média, houve um incremento de 5% na produtividade da soja e 18% a mais de nódulos nas raízes. Isso comprova a viabilidade da tecnologia”, explica Flavio Gentil Bonfante, engenheiro agrônomo M.Sc. e desenvolvedor de mercado e soluções aplicadas para sementes da Bayer.
Maurício de Bortoli, de Cruz Alta (RS), foi campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja, com média de produtividade de 123,88 sc/ha, mais que o dobro da média nacional, que foi de 53,4 sc/ha na safra 2018/2019. O sojicultor atribui parte desse resultado ao uso da tecnologia de inoculação oferecida pela Bayer.
“Com toda certeza, o uso do inoculante oferecido pela Bayer para fixação de nitrogênio contribuiu para o resultado que obtive. Utilizei o CTS 200® em área total nas últimas três safras. Outros produtores podem também alcançar esse resultado. O diferencial é pensar no sistema solo/planta”, explica Bortoli.
O CTS 500® já está no planejamento do produtor de soja para a próxima temporada. “Minha equipe realizou testes e certamente vamos passar a utilizá-lo em toda nossa área nos próximos anos”, acrescenta Bortoli, que também é produtor de sementes e atestou a efetividade da tecnologia.
Flavio Bonfante ressalta que o CTS 500® apresentado pela Bayer nesta safra, possui atributos ainda melhores que seu antecessor usado por Bortoli. “A tecnologia desenvolvida para o CTS 200® une um bom inoculante com até 38 dias para o plantio da soja e tratamento industrial. O CTS 500® é aindamelhor, com aumento de sobrevida das bactérias, atualizações de dosagem e maior compatibilidade química.”
Efeitos da inoculação em pré-tratamento na nodulação das lavouras de soja:
Os resultados de produtividade e aumento do número de nódulos propiciados pelo CTS 500®estão diretamente relacionados ao cuidado com as sementes, bem antes de elas irem a campo. A tecnologia apresenta excelência na cobertura, devido ao tratamento industrial, e é compatível com os principais químicos do mercado, incluindo nematicidas e diamidas.
Além de obter bons resultados de produtividade na lavoura, ao adquirir a tecnologia CTS 500®, o produtor brasileiro diminui seus custos, uma vez que a semente chega na propriedade 100% tratada de forma industrial, e não são mais necessários gastos com operação para tratar as sementes na fazenda, como mão de obra e maquinário.
O sistema da Bayer tem sido apresentado nas principais feiras de agronegócio pelo País e conquistado os produtores. “Estamos bastante contentes, primeiro por quebrar um paradigma quando se trata de inoculação, e segundo por ter uma boa aceitação do produto”, ressaltaBonfante. Para adquirir o CTS 500®, basta entrar em contato através do site www.cts500.com.br.
0 comentário
A importância da nutrição foliar para o futuro da agricultura
AgroFriday 2024: Orbia promove a "Black Friday do Agro" com condições exclusivas para compra e pagamento de insumos, além de resgate de benefícios
Nova solução xarvio®️: Timing de Aplicação para soja utiliza IA para otimizar manejo e ajuda aumentar a rentabilidade dos produtores; conheça
Lançamento da COP30 do Agro – Protagonismo e Diálogo pelo Futuro Sustentável da Amazônia
Biotecnologias de soja adicionaram 21,2 milhões de tons à produção brasileira nos últimos 10 anos
Roundup® completa 50 anos no Brasil e reafirma seu papel no avanço da agricultura; conheça mais dessa história de sucesso