Uva/Cepea: 2024 se encerra com movimentação abaixo do esperado no Vale

Publicado em 10/01/2025 15:55

O ano de 2024 terminou com uma demanda por uva inferior ao esperado para as festividades, o que gerou questionamentos entre os agentes sobre as reais razões desse desempenho, podendo o alto preço da fruta ser um dos motivos. De acordo com produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) consultados pelo Hortifrúti/Cepea, o maior volume de uvas foi negociado entre os dias 10 e 20/12, período, ao menos, em que foi garantida a movimentação de boa parte dos estoques do mercado interno, já que oferta esteve controlada.

Durante a semana do Natal, a baixa oferta de uvas brancas sem semente elevou suas cotações, enquanto o maior volume concentrado de negras sem semente resultou em desvalorização. Nesta semana (06 a 10/01), por sua vez, os valores de venda de ambas as variedades caíram. No período, o preço médio das uvas sem semente Cat 1 foi de R$ 16,60/kg para a variedade branca e de R$ 11,45/kg para a negra embalada, representando quedas de 5,8% e 2,6%, respectivamente, em comparação à semana anterior. Isso porque houve relatos de um mercado enfraquecido no momento.

Quanto às condições climáticas, produtores seguem atentos às chuvas recorrentes, que, por enquanto, têm sido pontuais e não têm tido grande impacto. Entretanto, há previsão de aumento no índice pluviométrico a partir da próxima semana no Vale do São Francisco, o que pode ocasionar danos aos parreirais e favorecer a proliferação de doenças fúngicas. Esses fatores, em 2024, impactaram negativamente os ciclos fisiológicos das plantas, resultando em uma quebra significativa na produtividade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário