Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
A maçã eva será a primeira variedade a ser colhida na safra 2024/25. Os pomares da eva atualmente se encontram na fase de frutificação, com previsão para o início da colheita em dezembro. Segundo agentes do Paraná consultados pelo Hortifrúti/Cepea, maior estado produtor de eva, a previsão é que a quantidade seja menor em comparação com a safra anterior. Para essa safra, ainda é muito cedo para ter estimativas concretas sobre o volume total.
Um dos fatores que contribuíram para essa expectativa de redução foi a geada tardia que atingiu a região da Lapa (PR) e Porto Amazonas (PR) em agosto deste ano, resultando na queda de muitas flores. No entanto, os pomares que contavam com sistemas de controle anti-geada conseguiram resistir melhor aos efeitos do clima adverso. Por outro lado, a qualidade das frutas, que estão em formação, se mostra promissora com uma aparência lisa e saudável.
É necessário esperar que os pomares estejam mais perto do período de colheita para ter informações mais precisas sobre a safra 2024/25 da eva, mas as expectativas iniciais estão positivas para a comercialização, já que os estoques de gala e fuji estarão praticamente zerados quando a comercialização se iniciará, podendo garantir bons preços.
0 comentário

Produtores de cacau da Costa do Marfim alertam para escassez de oferta no meio da safra devido ao tempo seco

Recebimento de cacau recua 67% no 1º trimestre de 2025 em comparação ao trimestre anterior e expõe déficit estrutural na oferta nacional

Mandioca/Cepea: Preços sobem na semana

HORTI RESENHA #95 - Cooperativa de Santa Catarina aposta em produtos derivados da maçã

Hedgepoint analisa impacto das tarifas americanas no mercado de cacau

Do Grão à Barra #144 - Cacau une pai e filho em produção de chocolates bean-to-bar