ATeG: Produtor rural de Formosa aumenta produção e expande mercado

Publicado em 22/11/2023 13:26
Assistência Técnica e Gerencial garante rende com produção de maracujá

A Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi determinante para o sucesso do produtor rural de maracujá Atílio Gomes de Oliveira, da cidade de Formosa (GO).

Atílio encontrava dificuldade para combater a proliferação de pragas que o levou a perder quase toda a plantação. Há dez meses, ele começou a receber as primeiras orientações e o resultado foi surpreendente.
 

Segundo o produtor rural, a altitude da região, acima de 2 mil metros, não foi favorável para a produção do maracujá. “Ter uma área alta e terra de chapada assim proporciona muito a disseminação de doenças”, explica.

O técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Antônio Hawinner Ferreira, explica que, com a altitude, os ventos são um vetor de doenças transmissíveis, o que se tornou um problema para o produtor rural.

Com a chegada da ATeG, o produtor rural começou a implementar ações que deram resultado e deixaram os pés de maracujá muito mais saudáveis e mais resistentes. Em menos de um ano de assistência técnica, a área atingida pelas pragas foi totalmente recuperada e a produtividade aumentou, trazendo esperança para o produtor.

Atílio destaca que o seu grande sonho era ver sua propriedade rentável com cultivo do maracujá. “O que o Senar agrega para a gente, não se perde. A gente tem o propósito de chegar a 10 mil pés de maracujás, hoje estamos com três mil peças, temos mil pés em produção”, diz Atílio.

A última safra de maracujá na propriedade rendeu 28 toneladas por hectare. No entanto, o crescimento da produtividade veio com outro desafio, dessa vez de mercado. Com ajuda do técnico de campo, Atílio conseguiu ampliar a rede de clientes.

“Ele tinha já o acesso a sua rede de clientes, como supermercado, as lanchonetes e assim a gente partiu para a agroindústria, onde estão as fábricas de poupa, onde é beneficiada a poupa até virar o suco e os outros produtos”, explica o técnico de campo.

E os consumidores finais, aprovaram o produto. É o caso da empreendedora Joyce Rodrigues Alves, que só tem elogios às polpas. “Suco maravilhoso, tem um sabor excelente, polpa da fruta mesmo. O maracujá é essencial para quem tem pressão alta, eu por exemplo tenho diabetes, então o médico sempre recomenda eu tomar. É um suco excelente para todas as idades, um suco refrescante”, indica Joyce.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário