Uva/Cepea: Exportações estão sendo impactadas pelo clima por mais um ano

Publicado em 18/04/2023 16:10

Por mais um ano, as exportações brasileiras de uvas frescas estão sentindo os impactos do clima. Segundo dados da Secex, o Brasil exportou no primeiro trimestre de 2023 quase 2,5 mil toneladas da fruta, leve alta de 1,3% frente ao mesmo período do ano passado, arrecadando US$ 6,5 milhões – queda de 1,6% no mesmo comparativo.

O desempenho limitado deve-se, principalmente, aos impactos do clima na produção do Vale do São Francisco (PE/BA), que mais uma vez sofreu com chuvas na primavera e no verão.

No ano passado, os impactos do clima diminuíram a participação dos envios do primeiro semestre, que atingiram o recorde de 28% em 2021. Segundo dados da Secex, em 2022 apenas 23% das uvas foram exportadas na primeira metade do ano, e tudo indica que, novamente, o período deverá ser de envios mais contidos – menor volume, restrições de qualidade, altos valores de frete marítimo e atratividade do mercado interno devem ser os principais motivos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário