Cenoura/Cepea: Preços caem significativamente em janeiro
O mês de janeiro foi marcado por quedas consecutivas nos preços da cenoura em todo o território nacional. Na comparação com dezembro de 2020, as cotações das raízes recuaram 30,5%, sendo a caixa de 29 kg de "suja" comercializada, na média, por R$ 19,64 nas principais regiões produtoras – São Gotardo (MG) e Cristalina (GO).
As vendas, que estão fracas desde o fim do ano passado, perderam ainda mais força em janeiro, gerando sobras de mercadoria, por conta da intensificação da colheita da safra de verão. Mesmo diante deste cenário de baixa nos preços, em São Gotardo (MG), a cultura segue com as cotações acima dos custos de produção – estimados em R$ 0,55/kg – apresentando rentabilidade apertada, mas positiva, em 23%.
Vale destacar que a produtividade do verão tende a ser menor que no inverno, uma vez que as altas temperaturas e a maior incidência de chuvas reduzem o potencial produtivo da cenoura. A expectativa para fevereiro é de oferta mais controlada, principalmente pelo maior descarte de cenouras bifurcadas e "meladas", o que pode limitar novas quedas nos preços.
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas