Batata: Cotações sobem expressivamente em maio
Em maio, o preço da saca de 50 kg da batata beneficiada, ponderado pela classificação, foi de R$ 141,52 – valor 127% acima dos custos de produção e 40% superior às cotações de abril. A expressiva alta se deve à menor oferta dos tubérculos nacionais, em decorrência do período de entressafra (proximidade do fim da safra das águas e início, ainda em ritmo lento, da colheita das secas).
OFERTA – No Paraná, a temporada das secas deve ser marcada por menor oferta, devido ao baixo volume de chuvas nos primeiros meses do ano, fator que resultou em significativa quebra de produção. No Sul de Minas, por sua vez, produtores seguem intensificando a colheita.
Quanto à safra das águas, Guarapuava (PR) encerra a colheita da segunda parte da temporada neste mês, com bons resultados na média parcial (fevereiro a maio), a R$ 102,79/sc de 50 kg, valor 89% acima das estimativas de custos de produção.
0 comentário
HORTI RESENHA #78 - Novas espécies de cochonilhas foram identificadas em pomares de manga e uva
Consumidor deve estar atento à cor e à umidade ao comprar noz-pecã para a ceia de Natal e Ano Novo
Batata/Cepea: Sudoeste Paulista entra na reta final da safra de inverno
AIPC patrocina Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade e reafirma compromisso com desenvolvimento do setor
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes na parcial do ano
Melancia/Cepea: De recuo de produtividade à preços recordes e prorrogação de safra: Uma retrospectiva da temporada de 2024 em GO