Hortifruti: Como anda o acordo Mercosul - União Europeia?
O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que foi tema da edição de novembro/19 da revista Hortifruti Brasil, foi assinado no ano passado, mas ainda precisaria ser validado por todos os legislativos dos países membros dos blocos.
Um desses países é a Holanda (Países Baixos), onde a maioria dos deputados do parlamento aprovou, recentemente, uma proposta contra a ratificação do acordo. Essa votação, que ocorreu em 3 de junho de 2020, teve como principal foco as questões ambientais e de direitos humanos relacionadas à agricultura no bloco sul-americano – porém, alguns portais de notícias também informam que a decisão pode estar relacionada à preservação das atividades de produtores locais.
Pelo fato de a Holanda ser tradicionalmente aberta ao livre-comércio, o voto dos deputados está sendo considerado uma grande virada. Porém, o governo ainda não informou o que deve ocorrer a partir de agora, visto que o processo de análise do acordo pode persistir até 2021. Assim, a decisão final da Holanda ainda não foi encaminhada ao parlamento europeu.
Vale destacar que a Áustria também aprovou uma proposta contrária ao acordo entre Mercosul e União Europeia, tendo como justificativa os mesmos problemas ambientais.
0 comentário
HORTI RESENHA #78 - Novas espécies de cochonilhas foram identificadas em pomares de manga e uva
Consumidor deve estar atento à cor e à umidade ao comprar noz-pecã para a ceia de Natal e Ano Novo
Batata/Cepea: Sudoeste Paulista entra na reta final da safra de inverno
AIPC patrocina Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade e reafirma compromisso com desenvolvimento do setor
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes na parcial do ano
Melancia/Cepea: De recuo de produtividade à preços recordes e prorrogação de safra: Uma retrospectiva da temporada de 2024 em GO