Cebola europeia ganha espaço no atacado paulistano
Desde janeiro os preços no atacado paulistano (Ceagesp) apresentam reações consecutivas. A máxima registrada foi a da cebola argentina em maio, que fechou a R$ 90,00/sc de 20 kg (100% superior comparada ao mesmo período do ano anterior).
O cenário altista e de baixa oferta nacional abriu espaço à entrada da cebola holandesa, que teve maior destaque nesta semana (11 a 15/05) no atacado de São Paulo (SP). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as primeiras comercializações do produto europeu giraram em torno de R$ 76,67/sc de 20 kg. A qualidade do produto holandês está insatisfatória, pois foi estocado desde a safra passada em câmara fria, não sendo “fresco”.
O Cerrado (MG e GO), por sua vez, não ganhou espaço no mercado brasileiro devido à baixa aceitação do consumidor pelo bulbo: ainda estão com baixa qualidade, pois além de estarem “verdes”, muitos estavam contaminados com bico d’água – doença bacteriana que apodrece o miolo da hortaliça.
Os vizinhos argentinos continuam a exportar ao Brasil, entretanto a entrada diminuiu nas últimas semanas. Isso é reflexo de medidas mais restritivas diante da pandemia do novo coronavírus, impostas pelo governo argentino quanto à aglomeração de funcionários nos setores de regulamentação e liberação dos produtos exportados.
0 comentário
HORTI RESENHA #78 - Novas espécies de cochonilhas foram identificadas em pomares de manga e uva
Consumidor deve estar atento à cor e à umidade ao comprar noz-pecã para a ceia de Natal e Ano Novo
Batata/Cepea: Sudoeste Paulista entra na reta final da safra de inverno
AIPC patrocina Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade e reafirma compromisso com desenvolvimento do setor
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes na parcial do ano
Melancia/Cepea: De recuo de produtividade à preços recordes e prorrogação de safra: Uma retrospectiva da temporada de 2024 em GO