Batata: Safra das águas termina com rentabilidade próxima aos custos

Publicado em 14/05/2018 15:06

A colheita da safra das águas 2017/18 está praticamente encerrada. A temporada teve preço médio de R$ 45,66/sc de 50 kg entre dezembro e abril, valor 2,4% acima dos custos de produção, que fecharam em R$ 44,55/sc no mesmo período.

No início da safra (dezembro e janeiro), os preços estavam mais atrativos, devido à maior redução de área na temporada das águas. Apesar disso, alguns produtores não conseguiram cobrir os custos de produção, pois o excesso de chuvas durante o plantio reduziu a produtividade e a qualidade, principalmente no Paraná e no sul de Minas Gerais – produtores da Chapada Diamantina (BA) e de Guarapuava (PR) conseguiram um bom retorno financeiro no período.

Já entre fevereiro e maio, quando o Cerrado Mineiro, Guarapuava e Água Doce são as principais regiões que abastecem o mercado, o preço recuou, visto que, nesse período, a redução de área foi pequena. Além dos valores pouco atrativos, alguns bataticultores que colheram nessa época também tiveram problemas na produção, o que elevou os custos. As chuvas reduziram a qualidade em muitas praças e influenciaram a alta incidência de nematoides no Cerrado Mineiro.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário