SC, PR e RS criam comitê de sanidade da pomicultura
Os três estados do sul se unem para garantir a sanidade nos pomares de maçã. Na manhã desta terça-feira (13), os secretários de Estado da Agricultura de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul criaram o Comitê Interestadual de Sanidade da Pomicultura (Cisp), em Chapecó.
A intenção do Comitê é propor medidas conjuntas para assegurar ações de vigilância e defesa de pragas e doenças quarentenárias que afetam a pomicultura. A principal preocupação dos produtores é erradicar o cancro europeu e manter a região livre da Cydia pomonella. O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, explica que o Estado já criou uma força tarefa para erradicar o cancro europeu em seus pomares e a intenção é expandir esse trabalho para todo o sul do país.
“Nós já temos registro do cancro europeu presente em pomares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por isso nos unimos para defender a sanidade da maçã. Queremos impedir também que outras doenças se espalhem e comprometam nossa produção”, ressalta Sopelsa.
Para erradicar o cancro europeu em Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) deslocou técnicos, que atuam na região Serrana, para auxiliarem no combate à doença nos municípios de São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro e Painel. Outra medida é a conscientização dos produtores, que será feita através de palestras. Segundo levantamento da Cidasc, até 2016, a doença estava presente em 117 pomares catarinenses, distribuídos em 10 municípios. A maioria dos casos está nas regiões de Água Doce e de São Joaquim, onde os esforços estão mais concentrados.
A parceria entre os estados do Sul pode ser estendida também para outras frutas e o objetivo é garantir a excelência sanitária também na produção vegetal. “Nós somos reconhecidos pelo nosso status sanitário animal e queremos esse mesmo reconhecimento para a produção vegetal”, destaca Moacir Sopelsa.
Produção
Os principais estados brasileiros produtores de maçã são Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos representam 94,9% da produção nacional e 94,4% da área em produção. Santa Catarina participa com 46% da produção brasileira e 48% da área em produção da fruta no país.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas