Quebra na safra de frutas pode causar perda de R$ 380 milhões no RS
SÃO PAULO - Em 49 municípios situados na Serra Gaúcha, a Emater-RS estima que todas as frutíferas cultivadas na região devem apresentar quebra na safra 2015/2016, que podem variar de 17 a 71%, com exceção do morangueiro, que não registra perdas.
Entre outras culturas pesquisadas, a videira, que tem a maior área cultivada na Serra, deve apresentar queda de 65% na produtividade na safra 2014/15, o que representa cerca de 550 mil toneladas a menos da fruta no mercado, e um impacto financeiro direto de R$ 380 milhões. No caqui, a queda na produtividade poderá chegar a 71% e no kiwi, a 67%.
Para Enio Todeschini, agrônomo da Emater-RS, o esgotamento fisiológico das plantas foi o responsável pela perda de produtividade. Isso significa que as plantas perderam muitos nutrientes após resultados satisfatórios na temporada passada. As reservas de nutrientes também foram afetadas pelo clima, que gerou o desfolhamento precoce das vinhas. O clima também contribuiu para uma safra menor. O inverno atípico causou uma brotação irregular e desuniforme das gemas de folhas e de flores.
Leia a matéria na íntegra no site InfoMoney.
0 comentário
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas
Uva/Cepea: Oferta de sem semente se mantém restrita no Vale