Geada compromete safra catarinense de frutas
A geada que atingiu a serra catarinense entre sábado, 12, e segunda-feira, 14, vai afetar a qualidade e a quantidade das próximas safras de frutas em Santa Catarina. As frutas mais atingidas foram a maçã, a uva Chardonnay e a ameixa, informa Marcelo Cruz de Liz, gerente da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim.
Os prejuízos decorrem da formação tardia da geada. “Se essa geada tivesse acontecido 20 dias antes, não teríamos problemas”, explica. O inverno atípico também contribuiu. Segundo Marcelo, os dias mais quentes em julho e agosto adiantaram a brotação, de modo que a geada acabou congelando a flor ou a fruta jovem.
Nas macieiras da serra catarinense os danos podem ter sido menores porque elas ainda não estão em plena florada, calcula Marcelo, acrescentando que as flores da maçã resistem a até -3°C, mas no último fim de semana as temperaturas na região chegaram a -5°C. Entre as uvas, a Chardonnay sofre maior impacto, já que ela tem brotação precoce. Trata-se de uma uva branca, usada para produzir vinhos. As frutas de caroço também poderão ter suas safras reduzidas, especialmente a ameixa.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas