Condições climáticas seguem ruins para plantio de grãos de inverno na Ucrânia, dizem meteorologistas
KIEV (Reuters) - As condições meteorológicas em setembro permaneceram desfavoráveis para o plantio de grãos de inverno que já teve início na Ucrânia, informou a consultoria agrícola APK-Inform, citando meteorologistas estatais.
"As condições de preparação do solo para a semeadura e a semeadura de grãos de inverno na maioria das áreas permaneceram desfavoráveis devido à falta de precipitação efetiva e à falta de umidade produtiva no solo", disseram os meteorologistas em um relatório.
Uma onda de calor anormal dominou a maioria das regiões desde o início do verão, e analistas dizem que em quase metade das áreas de semeadura de culturas de inverno a camada superficial do solo está extremamente seca.
"As condições climáticas secas complicaram o desenvolvimento inicial da colza e do trigo de inverno já semeados; em alguns lugares, o grão não germinou por muito tempo", observaram.
Os meteorologistas disseram que as condições eram satisfatórias apenas nas regiões ocidentais.
O Ministério da Agricultura da Ucrânia informou esta semana que os agricultores semearam 1,82 milhão de hectares de grãos de inverno para a safra de 2025 até 30 de setembro, o que equivale a 35,1% da área esperada de 5,19 milhões de hectares.
Isso incluiu 1,67 milhão de hectares de trigo de inverno, 119.400 hectares de cevada de inverno e 34.800 hectares de centeio. O trigo de inverno geralmente responde por 95% da produção total de trigo da Ucrânia a cada ano.
Os agricultores haviam plantado 1,7 milhão de hectares de trigo de inverno, ou 40% da área esperada, em 3 de outubro de 2023.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Ibrafe: Começa a colheita no Paraná de Feijão-Preto
Ibrafe: Área de Feijão-carioca no Paraná será reduzida!
Ucrânia introduz preços mínimos de exportação para os principais produtos agrícolas
Feijão/Cepea: Maior oferta e proximidade da nova safra mantêm pressão sobre valores
Strategie Grains vê recuperação nas safras de canola e girassol da UE no próximo ano
Conab realizará leilões de contrato de opção de venda de arroz na próxima semana