Condições climáticas seguem ruins para plantio de grãos de inverno na Ucrânia, dizem meteorologistas

Publicado em 04/10/2024 08:18

Logotipo Reuters

 

KIEV (Reuters) - As condições meteorológicas em setembro permaneceram desfavoráveis para o plantio de grãos de inverno que já teve início na Ucrânia, informou a consultoria agrícola APK-Inform, citando meteorologistas estatais.

"As condições de preparação do solo para a semeadura e a semeadura de grãos de inverno na maioria das áreas permaneceram desfavoráveis devido à falta de precipitação efetiva e à falta de umidade produtiva no solo", disseram os meteorologistas em um relatório.

Uma onda de calor anormal dominou a maioria das regiões desde o início do verão, e analistas dizem que em quase metade das áreas de semeadura de culturas de inverno a camada superficial do solo está extremamente seca.

"As condições climáticas secas complicaram o desenvolvimento inicial da colza e do trigo de inverno já semeados; em alguns lugares, o grão não germinou por muito tempo", observaram.

Os meteorologistas disseram que as condições eram satisfatórias apenas nas regiões ocidentais.

O Ministério da Agricultura da Ucrânia informou esta semana que os agricultores semearam 1,82 milhão de hectares de grãos de inverno para a safra de 2025 até 30 de setembro, o que equivale a 35,1% da área esperada de 5,19 milhões de hectares.

Isso incluiu 1,67 milhão de hectares de trigo de inverno, 119.400 hectares de cevada de inverno e 34.800 hectares de centeio. O trigo de inverno geralmente responde por 95% da produção total de trigo da Ucrânia a cada ano.

Os agricultores haviam plantado 1,7 milhão de hectares de trigo de inverno, ou 40% da área esperada, em 3 de outubro de 2023.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário