Embarques de grãos da Argentina estão se normalizando após suspensão da greve
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - As exportações de grãos pelos portos argentinos estão se normalizando depois que o governo ordenou que os trabalhadores suspendessem uma greve de quase uma semana nesta segunda-feira, disse o chefe da câmara de portos do país.
O governo enviou uma ordem a dois sindicatos de trabalhadores da indústria processadora para suspender a greve por 15 dias. Até o momento, um sindicato disse que cumpriria a ordem.
A greve teve início na última terça-feira e paralisou as exportações dos principais portos de grãos do país, pois os trabalhadores exigiam que seus salários ficassem acima da alta inflação.
"Uma vez que a conciliação foi ordenada, os terminais chamam seus funcionários e eles voltam ao trabalho de acordo com seus turnos programados", disse o diretor da câmara de portos, Guillermo Wade, à Reuters.
"Nós cumprimos a reconciliação (negociações). Pouco a pouco e de forma ordenada, suspenderemos a medida", disse Martin Morales, secretário do sindicato, referindo-se à greve.
A Federação dos Trabalhadores da Indústria de Sementes Oleaginosas, o outro sindicato em greve, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A greve afetou principalmente os terminais localizados ao norte de Rosário, ao longo do rio Paraná, onde são embarcados mais de 80% das exportações agrícolas e agroindustriais da Argentina.
Mais de 40 navios sofreram atrasos devido à greve, de acordo com a bolsa de grãos de Rosário.
A Argentina é um grande produtor de grãos e um dos principais exportadores de óleo e farelo de soja.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos