Exportações de grãos da Ucrânia aumentam 16% no acumulado de janeiro
KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia neste mês até agora atingiram 1,42 milhão de toneladas métricas, um aumento de 16% em relação ao ano passado, mostraram dados do Ministério da Agricultura na quarta-feira.
De 1º a 11 de janeiro de 2022, a Ucrânia havia exportado 1,22 milhão de toneladas de grãos, segundo dados do ministério.
O ministério não deu nenhuma explicação para o aumento.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização 2023/24 (julho/junho) até agora caíram para cerca de 19,9 milhões de toneladas, de quase 24 milhões no mesmo estágio do ano passado, mostraram os dados.
Essas exportações incluíram quase 8 milhões de toneladas de trigo, 10,6 milhões de toneladas de milho e 1,2 milhão de toneladas de cevada.
Até 11 de janeiro da temporada anterior, a Ucrânia havia exportado 8,7 milhões de toneladas de trigo, 13,5 milhões de toneladas de milho e 1,7 milhão de toneladas de cevada.
O governo ucraniano previu uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com um excedente exportável em 2023/24 de cerca de 50 milhões de toneladas.
Parte importante das exportações ucranianas estão saindo pelo porto romeno Constanta, no Mar Negro, diante dos desdobramentos da guerra na Ucrânia.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso