Ucrânia impulsiona exportações de grãos pelo porto de Constanta, na Romênia

Publicado em 15/12/2023 08:25

Logotipo Reuters

BUCARESTE (Reuters) - O porto de Constanta, no Mar Negro, na Romênia, bateu seu recorde de exportação de grãos este ano, graças a um aumento nos embarques da Ucrânia, disse a autoridade portuária à Reuters na sexta-feira, com sua capacidade definida para crescer à medida que os projetos de infraestrutura avançam.

O porto embarcou 32,6 milhões de toneladas métricas de grãos de janeiro a novembro, segundo a autoridade portuária. Seu recorde anual anterior era de pouco mais de 25 milhões de toneladas.

Os grãos ucranianos representaram cerca de 40% do total, acrescentou o porto, ou 13 milhões de toneladas, acima dos 11,7 milhões no final de outubro e dos 8,6 milhões em todo o ano de 2022.

A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, e Constanta se tornou a maior rota de exportação alternativa de Kiev desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022, com grãos chegando por estrada, trem e barcaça através do Danúbio.

Mas seus volumes de trânsito caíram nos últimos meses, já que a Rússia atacou repetidamente seus portos fluviais que ficam do outro lado do Danúbio, em relação à Romênia, membro da União Europeia e da Otan, enquanto as passagens de fronteira rodoviária para a Polônia e a Eslováquia foram bloqueadas por caminhoneiros locais que buscavam restrições aos motoristas ucranianos.

A Romênia pretende aumentar sua capacidade de trânsito de grãos ucranianos para 4 milhões de toneladas por mês e, atualmente, está modernizando a infraestrutura ferroviária e rodoviária dentro e ao redor do porto usando fundos da UE.

O governo da Ucrânia espera uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com seu excedente exportável para 2023/24 totalizando cerca de 50 milhões de toneladas.

(Reportagem de Luiza Ilie)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário