Soja do Canadá foi bastante castigada pelo calor e falta de chuvas; produção ficará aquém do esperado

Publicado em 28/08/2023 12:28 e atualizado em 28/08/2023 13:58

HEAD_CROPTOUR

Logotipo Notícias Agrícolas

As primeiras lavouras de soja e milho canadenses visitadas pelo Crop Tour Grupo Labhoro e Notícias Agrícolas deixaram evidentes os efeitos do calor e da seca para a safra 2023/24. Os campos estão bem castigados e, como explica o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa, a estimativa de uma produção de soja de 6,5 milhões de toneladas dificilmente será alcançada. 

Em um percurso de aproximadamente 600 km, a marca dos campos foi a irregularidade dos campos. 

CT 23 - Haywood e Springstein-CN (8)
Campo de soja emSpringstein/Canadá - Foto: Daniel Olivi

"Vimos lavouras que não chegam a 30 sacas, outras com 45, e outras ainda com 53 (...) Clima quente, sol. O Canadá tem uma produção que estava estimada em 6,5 milhões de toneladas de soja. Claro que vai ter quebra e essa quebra vai ser quantificada e identificada. Vimos que faltou chuva durante o período de floração não choveu em muitos lugares e a soja ficou com porte pequeno, produzindo um índice de produtividade muito baixo", relatou Sousa. 

CT 23 - Haywood e Springstein-CN (11)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (10)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (9)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (8)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (1)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (16)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (15)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (14)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (12)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (11)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (1)
 

No milho, as condições são semelhantes e as lavouras também se mostram bem fragilizadas, as quais deverão resultar também em baixo rendimento. "O trigo também está irregular, mas as lavouras estão melhores do que soja e milho", diz. 

CT 23 - Haywood e Springstein-CN (7)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (6)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (5)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (4)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (3)CT 23 - Haywood e Springstein-CN (2)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (10)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (9)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (8)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (7)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (6)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (5)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (4)CT 23 - Glen Ewen e Medora-CN (3)

Fotos: Daniel Olivi

Confira imagens dos campos de trigo e colza nas primeiras paradas do crop tour. E acesse a página completa para acompanhar todas as paradas do grupo. Depois do Canadá, o destino é o Meio-Oeste norte-americano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Ainda que mal pergunte: precisa esse monte de gente, acostumada ao ar condicionado e ao cafezinho, irem fazer turismo na America? Não era melhor mandar um gaucho, um paranaense e um matogrossense ir lá e " bater os zóios e dar uma baseada"? garanto que o resultado seria bem mais exato e o custo muito.....mas muito menor....e é isso que o agro precisa,

    1