Clima atrasa plantio de soja 2020/21 e pode impactar safrinha de milho, diz Stonex
Com um clima quente e seco em grande parte do país, a StoneX, mais uma vez, manteve a estimativa de safra de soja 2020/21 inalterada, com a área plantada em 38 milhões de hectares e a produção em 132,6 milhões de toneladas.
“O início do plantio tem sofrido atrasos devido à falta de chuvas, mas ainda não se pode falar em perdas, pois os produtores conseguem avançar rapidamente assim que o clima melhorar. A maior preocupação acaba ficando para a janela da safrinha em 2021, caso os atrasos se intensifiquem”, explica a analista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.
O grupo revisou a produção da safra de 2019/20 de 122,9 para 123,7 milhões de toneladas, com atualização tanto de área quanto de produtividade.
Mesmo considerando os números atualizados, o mercado doméstico ainda assim enfrenta momento de forte restrição de oferta, com preços elevados. “Essa produção maior foi acompanhada de uma revisão também no número de exportação, que passou de 81 para 82 milhões de toneladas, após os recordes embarcados no primeiro semestre”, explica a analista.
A estimativa da StoneX continua sendo de um estoque de passagem reduzido, em 520 mil toneladas, situação que preocupa ainda mais diante desse início de plantio atrasado, com a soja da safra nova demorando mais para entrar no mercado no próximo ano.
Em relação à primeira safra de milho 2020/21, a revisão de outubro da StoneX apresentou pequenas revisões da área e do rendimento em Santa Catarina. Com isso, a área total ficou em 4,18 milhões de hectares e a produção em 27,88 milhões de toneladas.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso