Colheita de arroz segue em ritmo lento no Uruguai
No Uruguai, a colheita de arroz segue em ritmo lento, já que as áreas amadureceram tarde e, segundo estimativas da Associação de Cultivadores de Arroz (ACA), apenas 20% a 22% dos 150.000 hectares plantados foram colhidos até o momento.
O ritmo da colheita é o menor nos últimos 10 anos, preocupando bastante os produtores. "As primeiras colheitas desta área possuem, em sua maioria, bons rendimentos", como adiantou o presidente da ACA, Alfredo Lago, explicando que ainda é prematuro estimar um rendimento médio a nível país.
Até o momento, estão sendo registrados rendimentos similares aos obtidos no ano passado, quando o Uruguai colheu uma média de 8570kg por hectare, com 164.000 hectares plantados. "Neste mês o arroz precisa de calor e de boa luminosidade para ter uma boa maturação e poder expressar todo o seu potencial de rendimento", explica Lago.
A preocupação dos produtores repousa, entretanto, no fato de que boa parte da colheita deveria ser colhida no mês de abril, mas os trabalhos devem se arrastar até maio.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio