Bolívia espera encerrar 2017 com aumento de 3% na produção de grãos
Na Bolívia, a expectativa é que o ano de 2017 encerre com um crescimento de 3% na produção de alimentos, como prevê a Câmara Agropecuária do Oriente (CAO). O clima afetou a safra de verão e parte dos cultivos de inverno, mas o setor espera recuperar-se dos péssimos anos registrados em 2015 e 2016, tomando em conta o fato de que os rendimentos dos cultivos são "aceitáveis".
Durante a safra de verão, cultivos como a soja, o milho e o arroz sofreram com a escassez de chuvas registrada nos primeiros meses do ano. A seca afeta parte dos cultivos de inverno, mas a grande maioria dos grãos de milho, sorgo e girassol está sendo colhida sem maiores inconvenientes.
A CAO aponta que, de 2014 a 2016, o clima não só afetou, como também estancou a produção agropecuária do departamento de Santa Cruz, principal produtor da Bolívia. Este fator levou vários produtores a ficarem descapitalizados.
O contrabando de produtos do Brasil e da Argentina também é um motivo para a queda da superfície cultivada, situação que preocupa o setor agropecuário nacional.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste
Depois de um ano desafiador, indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025
China aprova mais culturas geneticamente modificadas para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar
Chuva traz alívio aos campos de grãos castigados pela estiagem na China
Arroz/Retrospectiva Cepea: Mercado enfrenta turbulências em 2024
Feijão encerra 2024 com grande protagonismo e ano marca o início da transformação profissional da atividade, do campo ao consumo