Importações de trigo por parte da Índia batem maior volume da década
A Índia comprou mais de 5 milhões de toneladas de trigo desde a segunda metade de 2016, o que já faz deste volume o maior em uma década. O aumento se deve a uma campanha de importação para suprir uma queda nos estoques, decorrente de dois anos de produções menores.
Agora, o país diminui as exportações, de olho na colheita em abril. Outras compras posteriores irão depender de como a produção irá se mostrar neste ano, disseram dois traders para a Reuters nesta quarta-feira.
"Terão mais contratos assinados nos próximos meses", disse um trader com base em Singapura. "Eles não devem ultrapassar 200.000 a 300.000 toenaldas, já que a expectativa é de que a safra do país recupere os estoques".
Dados da Reuters mostraram que 5,1 milhões de toneladas de trigo foram entregues ou agendadas para entrega para a Índia desde 1 de julho, enquanto traders estimam que este volume é de 5,2 milhões de toneladas.
Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram entregues, até o momento, 400.000 toneladas de trigo para o país.
O país começou a comprar trigo no ano passado depois de dois anos de temperatura seca e chuvas fora de época que atingiram a produção no segundo maior país consumidor do cereal.
A maior importação recente de trigo por parte da Índia foi em 2006/07, quando o país comprou 6,7 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio