Rússia e Ucrânia começam colheita do trigo com maior rendimento e mesma qualidade
MOSCOU/KIEV, (Reuters) - Exportadoras de trigo do Mar Negro, Rússia e Ucrânia começaram a colheita e estão vendo maior rendimento e a mesma qualidade de um ano atrás, disseram analistas e operadores.
A colheita começa com preços globais do trigo próximo a mínimas de 10 anos devido a bons prospectos nos países produtores.
A Rússia está sob a expectativa de colher uma safra recorde nesse ano, e o clima favorável tem melhorado prospectos para a safra ucraniana desde a primavera. O país vizinho Cazaquistão começará a colheita mais adiante no verão.
A Rússia já colheu 4,2 milhões de toneladas de trigo com um rendimento de 4,45 toneladas por hectare, contou o Ministério da Agricultura à Reuters. Nesta mesma data há um ano, o rendimento do trigo estava em 3,74 por hectare.
Produtores ucranianos já colheram 369 mil toneladas de trigo de 2 por cento da área planejada, ante 274 mil toneladas da mesma data do ano passado.
O rendimento médio do trigo da Ucrânia até o momento é de 3,75 toneladas por hectare, ante 3,20 toneladas há um ano, disse Yelizaveta Malyshko da UkrAgroConsult.
(Por Polina Devitt e Pavel Polityuk)
0 comentário

Zona da Mata mineira revela alto potencial para cultivo de arroz de sequeiro

Ibrafe: Exportação de Feijão-preto vai exigir articulação

Navios de grãos não poderão atracar ou sair dos portos argentinos por greve, diz câmara

Arroz/Cepea: Preço doméstico fica abaixo da paridade de exportação em mar/25

Feijão: Abertura de mercado no Peru

Federarroz indica que panorama do mercado de arroz deve mudar nas próximas semanas