Mapa aprova Zoneamento Agrícola de Risco Climático para cevada e milho em vários estados
Foi publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União portarias do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cevada, milho e milho consorciado com braquiária.
O instrumento é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
De acordo com a publicação no DO, foi aprovado o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cevada de sequeiro nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e para mesma cultura irrigada no Distrito Federal, Goiás e São Paulo.
No milho, foi aprovada a portaria para Zoneamento Agrícola de Risco Climático no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Para o milho consorciado com braquiária, o Mapa aprovou o instrumento para Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso