SC: Relatório indica perda de 50% na safra de trigo devido às chuvas
Relatório preliminar divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com base em dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), indica que metade da safra de trigo catarinense deve ser perdida em função das chuvas que caem desde o início de outubro sobre Santa Catarina.
Antes, a previsão era de que a produção atingisse 267 mil toneladas, em uma área total de 86.641 hectares; agora, espera-se a colheita de 133 mil toneladas. O trigo, porém, não foi a única cultura afetada. Os impactos se estendem também à produção de cebola, fumo, arroz, milho e feijão do Estado.
"É fato que os altos volumes de chuva e a baixa luminosidade das últimas semanas têm dificultado o avanço do plantio, impedindo a colheita e provocando perdas na quantidade e qualidade de algumas culturas. Além disso, há perdas de solo pelo excesso de chuvas. A região mais atingida é a do Alto Vale do Itajaí, principalmente os municípios de Rio do Sul e Ituporanga, sendo que ainda existem áreas alagadas o que dificulta o levantamento de perdas", diz a nota enviada pela Secretaria de Agricultura.
Confira a notícia na íntegra no site Diário Catarinense
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso