Arroz: Safra brasileira deve cair 1,6% em 2015/16, aponta Safras

Publicado em 18/09/2015 12:13

A safra brasileira de arroz em 2015/16 deverá recuar 1,6%, totalizando 12,245 milhões de toneladas. A previsão faz parte do novo levantamento divulgado hoje por SAFRAS & Mercado. A estimativa anterior, divulgada em julho, apontava produção de 12,048 milhões de toneladas.

            Os produtores deverão plantar 2,305 milhões de hectares na safra 2015/16. Esse número corresponde a um recuo de 0,6% em relação aos 2,318 milhões de hectares plantados no ciclo produtivo anterior. "Com a taxa cambial encarecendo os insumos, existe a perspectiva de um menor investimento e, consequentemente, uma redução da produtividade das lavouras, de 1,1%", avalia o analista de SAFRAS & Mercado, Elcio Bento.

            Segundo ele, a recente recuperação das cotações pode dar um novo ânimo aos orizicultores e, dependendo das condições climáticas, atenuar esse recuo de produtividade. Nos estados do Sul, outra incerteza é em relação ao fenômeno “El Nino”, que normalmente traz excesso de chuvas na primavera, podendo atrasar a semeadura e, em alguns casos, até provocar perdas de lavouras devido a enchentes.

            No Rio Grande do Sul, principal estado produtor, a estimativa aponta para uma manutenção da área plantada em 1,1 milhão de hectares. "O alto custo de produção e a incerteza em relação à atuação do governo acabam minimizando os efeitos que a elevação das cotações poderia ter sobre a decisão do produtor em plantar uma área maior", disse Bento. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    A Conab coloca o Maranhão com produção de 600.000 ton de arroz . Se isto fosse verdade o Estado seria exportador liquido. O fato é que por aqui quando encontramos marcas regulares no estado o arroz é do Suriname. A Safras e Mercados usa estes dados, por isso tem de reavaliar seus números. Ou então o consumo tambem estaria superestimado.. Porque o plantio de arroz por aqui é coisa rara.

    0