Mato Grosso possui capacidade para produzir 1 mi/ha trigo sequeiro

Publicado em 10/08/2015 10:57

Mato Grosso possui capacidade para produzir 1 milhão de hectare de trigo sequeiro. Hoje, o estado possui uma área de aproximadamente 100 mil hectares de trigo com irrigação. Um levantamento do custo de produção do trigo em Mato Grosso foi solicitado para a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O pedido foi feito pela Câmara Técnica do Trigo de Mato Grosso (CTTRIGO) com o intuito de uma reavaliação do preço mínimo do cereal, o que facilitaria o início do plantio por pequenos produtores no estado. Hoje, a tonelada de trigo em Mato Grosso está avaliada em R$ 641,50, de acordo com dados da Conab. 

De acordo com o coordenador CTTRIGO e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, Mato Grosso possui hoje mais de 100 mil hectares destinados para a produção de trigo com irrigação e potencial para cultivo de um milhão de hectares de trigo sequeiro.

O pedido para Conab da realização de um levantamento do custo de produção de trigo em Mato Grosso foi feito durante 3ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo (CTTRIGO), no dia 6 de agosto. Na ocasião foram debatidos o trabalho de melhoramento genético realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), bem como propostas para alavancar a cultura no Estado.

Conforme Hortêncio Paro, o estudo de custo de produção em Mato Grosso visa a realização da reavaliação do preço mínimo do trigo.

“Assim, o início do cultivo seria facilitado aos pequenos agricultores, já que a atual situação impõe muitos custos e riscos. É preciso que o Governo dê uma mão ao produtor, até mesmo para que os outros sejam incentivados”, salientou Paro.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário