Trigo: Plantio avançam no RS e baixas temperaturas beneficiam lavouras
As baixas temperaturas e o clima seco do início da semana propiciaram o avanço do plantio no Estado. As lavouras emergidas apresentam ótimo stand de plantas e desenvolvimento vegetativo normal. As baixas temperaturas que vêm ocorrendo também beneficiam o trigo nessa fase inicial, pois estimulam o perfilhamento da cultura e torna a planta menos suscetível às doenças.
A umidade elevada ainda causa preocupação entre os produtores, pois pode ocasionar incidência de doenças, principalmente foliares. Continuam as aplicações de adubação nitrogenada em cobertura e de herbicidas para o controle de plantas não desejadas.
O baixo preço do produto aliado ao alto custo dos insumos tem estimulado muitos agricultores a reduzirem as doses de fertilizante no momento doplantio. Entretanto, na região do Planalto, cabe destacar a boa tecnologia que está sendo conduzida na atividade, principalmente com a fertilização de base. Muitos agricultores estão negociando pacotes de insumos para pagamento na safra, em troca de trigo.
Leia o boletim na íntegra no site do Emater/RS
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio