Chuvas ajudarão na retomada do plantio de trigo na Argentina
BUENOS AIRES (Reuters) - O plantio de trigo na Argentina, afetado pelo tempo mais seco no último mês, deverá ser retomado com chuvas esperadas para os próximos dias, afirmou nesta quarta-feira um especialista em clima.
A semeadura do cereal começou no início de maio, mas a escassez de precipitações em junho atrasou atividades nos campos e foi uma das razões pelas quais a Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu para 3,9 milhões de hectares a previsão de plantio no país, versus 4,1 milhões anteriormente.
O governo da Argentina, tradicionalmente o principal fornecedor do produto ao Brasil, estima a área de trigo em 2015/16 em 5 milhões de hectares.
"Chuvas são esperadas da tarde de amanhã (quinta-feira) até segunda-feira. Há chances de que os volumes acumulados fiquem entre 10 e 15 milímetros" nas províncias ao sul de Santa Fe e Entre Ríos e no norte e sudeste de Buenos Aires, disse à Reuters Germán Heinzenknecht, da Climatologia Aplicada.
"Isso vai dar o impulso necessário para aqueles que querem semear...", disse Heinzenknecht, acrescentando que, embora o tempo seco tenha atrasado a implantação do grão, "não se pode dizer que a situação é séria".
(Reportagem de Maximilian Heath)
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20