Desempenho do frango vivo em fevereiro de 2011
Esse foi, em valores nominais, o segundo melhor desempenho obtido pelo setor, somente superado pelo resultado alcançado em dezembro passado, quando a média mensal ficou muito próxima de R$2,10/kg. E isso quer dizer que, a despeito da recuperação mais recente, o produto acabou encerrando o mês com valor inferior ao do encerramento de 2010 e, portanto, perde significativamente da inflação acumulada no período.
Por outro lado, o preço médio do frango vivo nos primeiros 59 dias do ano (isto é, no bimestre janeiro-fevereiro de 2011) corresponde, em termos nominais, a um recorde histórico até agora não alcançado - R$1,98/kg, valor que se encontra 23,75% e 20,32% acima das médias registradas, respectivamente, no primeiro bimestre de 2010 (59 dias) e no ano de 2010 (365 dias). Mas mesmo essas altas variações não propiciaram qualquer ganho ao setor produtivo visto que, contraposto o atual bimestre a idêntico bimestre de 2010, a principal matéria-prima do frango, o milho, aumentou mais de 65%.
Para melhor demonstrar as perdas enfrentadas pelo produtor do frango, examine-se a questão sob o ângulo do poder de compra do grão: um ano atrás, no primeiro bimestre de 2010, uma tonelada de frango vivo (que, então, era comercializado por valor 20% menor que o atual) adquiria 5,1 toneladas de milho. Já no mesmo bimestre de 2011, idêntico volume de frango vivo, embora com preço superior, adquire um quarto (25%) a menos de milho.
Se é que se pode sintetizar a situação, graças a uma restrita oferta de carnes (para o que contribui, também, a estabilidade na produção de frangos) os preços do frango vivo tendem a se manter elevados. Mas os aparentes ganhos que isso possa representar podem estar sendo engolidos pelos altos custos. Hoje, aliás, não restritos apenas ao milho.
0 comentário
Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações