Brasil envia 10 mil toneladas de frango à Argélia

Publicado em 07/06/2024 13:37
País do Norte da África abriu mercado para carne de aves brasileiras em outubro do ano passado e já importou dez mil toneladas até abril deste ano

Após abrir o seu mercado para importações de carne de frango do Brasil, em outubro do ano passado, a Argélia começou a comprar o produto neste ano. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), entre janeiro e abril foram exportados pelo Brasil dez mil toneladas, ou US$ 16,3 milhões em carnes de galos e galinhas da espécie doméstica não cortadas em pedaços e congeladas.

De acordo com o diretor de Mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, houve flexibilizações adotadas no mercado argelino que propiciaram o embarque do produto ao país, que, por sua vez, pode ter no Brasil um parceiro importante para garantir a sua segurança alimentar.

“O mercado da Argélia foi oficialmente aberto para o Brasil em outubro de 2023. Neste ano de 2024, as primeiras exportações aconteceram para aquele país. Desde então, de janeiro até abril de 2024, o Brasil já exportou para lá mais de 10 mil toneladas, mostrando a pujança e as oportunidades que podem advir daquele mercado”, afirmou Rua.

“Desde então, também, a Argélia flexibilizou algumas regras permitindo que o Brasil tivesse maior competitividade nas exportações para a Argélia. De qualquer maneira, o país tem um potencial bastante importante e o Brasil [deve] continuar apoiando a segurança alimentar daquele país”, disse.

De acordo com os dados do Mdic até abril, as exportações de carnes de aves já ocupam o sétimo lugar no ranking dos principais produtos exportados para a Argélia, atrás de açúcar, soja, carne bovina, milho, minério de ferro aglomerado e minério de ferro não aglomerado.

Missões à Argélia

Em outubro do ano passado e em maio deste ano foram realizadas missões comerciais ao país árabe para promover o produto brasileiro. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira integrou a delegação que foi à Argélia em 2023.

Em maio, a ABPA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos (ApexBrasil) estiveram em Argel com empresas brasileiras do setor. Os fabricantes apresentaram a carne de frango halal, que seguem as normas do Islã, na feira de alimentos e bebidas Sipsa Filaha Agrofood em mais um esforço de promoção comercial da carne de frango brasileira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência de Notícias Brasil-Árabe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário