Vacinas contra a gripe aviária para galinhas poedeiras revelam-se eficazes na prática
PARIS/AMSTERDÃ (Reuters) - As vacinas contra a gripe aviária para galinhas poedeiras são eficazes na prática, disse o governo holandês nesta terça-feira, ao mesmo tempo em que confirma planos para vacinar aves contra o vírus que devastou rebanhos em todo o mundo e está aumentando temores sobre a transmissão humana. .
A gripe aviária altamente patogénica, vulgarmente chamada gripe aviária, matou ou causou o abate de centenas de milhões de aves de capoeira em todo o mundo nos últimos anos, a maioria delas galinhas poedeiras, o que fez disparar os preços dos ovos.
Uma primeira série de testes realizados pela Wageningen Bioveterinary Research (WBVR) no início do ano passado mostrou que duas vacinas contra a gripe aviária, produzidas pela francesa Ceva Animal Health e pela alemã Boehringer Ingelheim, eram eficazes contra o vírus.
“Em Setembro de 2023, 1.800 pintos de um dia foram vacinados contra a gripe aviária. Os resultados mostram que as duas vacinas testadas são eficazes contra a infecção pelo vírus oito semanas após a vacinação”, afirmou o Ministério da Agricultura holandês num comunicado.
“O facto de as vacinas funcionarem na prática é um passo muito importante para a vacinação em larga escala de aves contra o vírus da gripe aviária”, afirmou.
A gripe aviária está a levantar preocupações crescentes à medida que a doença se espalha cada vez mais para os mamíferos , com os primeiros surtos detectados em vacas leiteiras nos Estados Unidos levantando preocupações sobre a sua propagação aos humanos através do abastecimento de leite do país.
Mais ensaios de transmissão serão realizados durante o próximo ano e meio para avaliar a eficácia das vacinas durante todo o período de postura, disse o ministério holandês.
A Austrália relatou na semana passada o seu primeiro caso de gripe aviária numa criança que foi infectada na Índia, enquanto uma estirpe diferente altamente infecciosa foi encontrada numa exploração de ovos.
“O governo pretende tornar possível a vacinação em grande escala de forma responsável, tendo em conta a saúde animal e pública, bem como o bem-estar animal. Também minimizar quaisquer efeitos desfavoráveis da vacinação no comércio. escolhido", disse.
Reportagem de Sybille de La Hamaide; Edição por Sharon Singleton
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina