Dia Mundial do Frango: Avicultura de corte paulista emprega 35 mil pessoas e produz 1,5 milhão de toneladas de carne por ano
“A avicultura paulista é uma cadeia de suma importância para São Paulo, que gera empregos e renda, produzindo uma proteína saudável e com preço acessível a todos os paulistanos”, comemora Erico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (Apa), no Dia Mundial do Frango.
E os números só reforçam a importância desse setor, não só para São Paulo, mas para a economia de todo o País, que deve bater recorde este ano, com a produção de 15,1 milhões de toneladas de carne de frango, segundo projeção divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Esse volume, garante ao Brasil o posto de segundo maior produtor mundial da proteína. E o Estado de São Paulo responde hoje por 10% da produção nacional da avicultura de corte, com cerca de 1,5 milhão de toneladas, produzidas por 35 abatedouros. “Somos o terceiro setor - frango de corte e ovos - mais importante da economia agrícola paulista, movimentando uma cadeia produtiva enorme, que vai desde o milho para ração até as embalagens nas agroindústrias”, ressalta Pozzer, que também é presidente da Câmara Setorial de Avicultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Por ser uma proteína saudável e acessível, a carne de frango ganha cada vez mais protagonismo na mesa dos brasileiros. Em média, o consumo per capita é de aproximadamente 46 quilos por ano. “Mas, em São Paulo, maior consumidor do País, a média chega a 60 quilos/habitante/ano”, ressalta Erico Pozzer.
A proteína queridinha dos adeptos da dieta de baixa caloria está entre os alimentos mais completos em nutrientes necessários para uma alimentação saudável. São fontes importantes de proteína, aminoácidos essenciais e vitaminas, com baixo teor de gordura. Para se ter uma ideia, em uma porção de 100g de carne de frango, são consumidas 28g de proteína e apenas 5,8g de gordura.
Mercado Externo
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Ano passado, 4,8 milhões de toneladas do alimento foram exportadas para mais de 150 países, gerando receita de US$ 9,7 milhões. As exportações brasileiras de carne de frango correspondem a cerca de 33,2% do total produzido.
E o Dia Mundial do Frango, comemorado em 10 de maio, foi criado há mais de dez anos pelo International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura internacional, para promover e destacar a cadeia produtiva. “A avicultura de corte no Estado de São Paulo está de parabéns pelo seu dia. Uma cadeia produtiva, que além de garantir o abastecimento de um alimento barato e de qualidade aos paulistanos, gera ainda mais de 35 mil postos de trabalho”, afirma Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina