União Eurasiática abre nova cota para carne de frango

Publicado em 21/12/2023 13:49
Medida que zera tarifa para produtos destinados ao processamento deve ser mais um impulsionador de vendas de produtos avícolas do Brasil para o Leste Europeu

Rússia e Belarus, nações que são parte da União Eurasiática, anunciaram esta semana a abertura de novas cotas voltadas para a importação de carne de frango destinadas para processamento, o que deve impulsionar as exportações de produtos avícolas do Brasil para os destinos localizados no Leste Europeu, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

As novas cotas abertas contemplam 140 mil toneladas de carne de frango para a Rússia, e 10,9 mil toneladas do mesmo produto para Belarus. Dentro destes montantes, as importações terão tarifa zero.  

Há, ainda, uma cota com tarifa zero durante o mesmo período para a importação equivalente a 1,2 bilhão de ovos para a Rússia. O mercado russo é fechado para ovos frescos do Brasil, mas já há negociações sendo iniciadas para eventual abertura. 

O anúncio de novas cotas ocorreu uma semana após a publicação de Decreto pelo Governo Russo, de renovação das cotas equivalentes a 364 mil toneladas de frango, entre  250 mil toneladas com carcaças, pernas e cortes não desossados e 100 mil de produtos desossados, além de 14 mil toneladas destinadas a peru inteiro e carcaças (para produtos importados extracotas, a tarifa de importação é de 65%).

“Ainda que seja uma cota válida para todos os países exportadores de carne de frango, o Brasil deverá desempenhar um importante papel neste apoio adicional à segurança alimentar das duas nações, especialmente por já ter o conhecimento do perfil dos produtos demandados pelos eurasiáticos”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Vigésimo quarto principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, a Rússia importou 43,6 mil toneladas entre janeiro e novembro deste ano, gerando receitas de US$ 81,2 milhões no período.

“A Rússia sempre foi um importante comprador da proteína brasileira. No caso de carne de frango, produtos como peito e _leg quarter historicamente foram os mais demandados. Como se trata de uma cota exclusiva para processamento, a expectativa é que bons volumes de peito de frango possam ser exportados", destaca o diretor de Mercados, Luís Rua.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário