França relata gripe aviária em fazendas de perus à medida que a doença se espalha na Europa
PARIS (Reuters) - A França detectou um surto do vírus altamente patogênico da gripe aviária em uma fazenda de perus no noroeste do país, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira, enquanto uma onda sazonal de infecções se espalha pela Europa.
O surto na região da Bretanha, o primeiro caso agrícola em França neste outono, ocorreu perto de onde uma ave selvagem infetada foi encontrada, informou o ministério num comunicado.
Vários casos entre aves selvagens foram registados nos últimos dias, afirmou, acrescentando que o governo elevou o seu nível de alerta nacional para a gripe aviária de insignificante para moderado.
Os bandos de aves em áreas particularmente expostas ao contacto com aves selvagens seriam agora confinados em ambientes fechados, disse o ministério.
A gripe aviária, comumente conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves nos últimos anos. Geralmente ocorre na Europa durante o outono e o inverno e foi recentemente detetada em explorações agrícolas de países como a Alemanha , os Países Baixos, a Itália, a Croácia e a Hungria.
Para combater a doença, que perturbou o fornecimento de carne e ovos de aves e fez disparar os preços em algumas partes do mundo nos últimos anos, a França lançou uma campanha de vacinação contra a gripe aviária no início de Outubro.
O programa francês está inicialmente limitado aos patos, que são os mais vulneráveis ao vírus. Os patos representaram apenas 8% da produção total de aves francesas em 2022.
Reportagem de Gus Trompiz e Sybille de La Hamaide; Edição por Kirsten Donovan
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina