Surto de peste suína africana se espalhando amplamente no Vietnã
Um surto de peste suína africana está se espalhando amplamente no Vietnã e prejudicando a indústria agrícola local, forçando o abate de três vezes o número de suínos abatidos no ano passado, disse o governo na quinta-feira.
“O surto está evoluindo de maneira complicada”, disse o governo em um comunicado. “Está ameaçando se espalhar em grande escala.”
O surto se espalhou este ano para 2.275 áreas, em 57 das 63 cidades e províncias do país, disse o governo, acrescentando que as autoridades já abateram este ano 230.000 suínos.
A peste suína africana é inofensiva para os humanos, mas freqüentemente fatal para os porcos. Ele se originou na África antes de se espalhar pela Europa e Ásia e matou centenas de milhões de porcos.
O Vietnã relatou seus primeiros casos de peste suína africana entre seu rebanho de suínos em fevereiro de 2019. A doença forçou o abate de cerca de 20% de seu rebanho de suínos e dobrou o preço doméstico da carne de porco no início do ano passado.
O surto diminuiu durante o resto do ano passado e no início deste ano, permitindo ao país reconstruir seu rebanho de suínos.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24