Valorização do frango vivo e abatido no decorrer de 2021
O fato de o frango vivo se encontrar há 111 dias (completados ontem, 2 de novembro) sem qualquer alteração no preço de referência, enquanto o frango abatido (mesmo sofrendo os altos e baixos típicos do mês comercial) chegou, nesse período, a alcançar recorde histórico de preço, pode levar à conclusão de que, comparativamente, a ave viva se encontra com menor valorização.
Isso é verdade, sim, se a base de comparação for a evolução de preços deste segundo semestre. Porque, em relação aos valores médios alcançados em junho, o frango vivo encerrou outubro com uma valorização de 8,6%, índice menor que o do frango abatido, de quase 13,5%. Mas, na média dos 10 primeiros meses de 2021 quem ganha é o frango vivo.
Partindo de um índice 100 no primeiro dia de negócios de 2021 é possível constatar que nesses 10 meses, em apenas duas ocasiões os preços do frango vivo e do abatido apresentaram o mesmo índice de evolução: no início do terceiro decêndio de abril, ocasião em que foi registrada valorização próxima de 10%; e em meados de setembro quando, inclusive, o frango abatido chegou a registrar, por curto espaço de tempo, valorização ligeiramente superior aos 40% da ave viva.
Mas foi só. Pois, na quase totalidade do ano, o frango abatido vem registrando evolução de preço inferior à do frango vivo – mas sem que a diferença entre eles seja significativa. Na sexta-feira passada, por exemplo (dia 29, último dia de negócios do abatido em outubro), o frango vivo mantinha os mesmos 40% de evolução alcançados em julho, mas o abatido – que chegou a superar esses 40% – completou o mês com evolução de 25% em relação ao preço registrado na abertura de 2021 – diferença, portanto, de 15 pontos percentuais.
Essa diferença cai ainda mais ao se avaliarem os preços médios desses 10 meses: o do frango vivo é 23% superior e o do abatido 14%. Uma diferença de somente nove pontos percentuais, indicativa da estabilidade de mercado entre os dois produtos, mas também sugestiva de que a oferta da ave viva permanece ajustada, sem excessos. Não fosse assim, os resultados seriam, no mínimo, inversos.
0 comentário
Altas tímidas para as cotações do frango nesta terça-feira (29)
Preços no mercado de suínos seguem em trajetória de alta nesta terça-feira (29)
Exportação de carne de frango avança nofaturamento no comparativo com outubro do ano passado, mas aumenta pouco em volume
Arrecadação com exportações de carne suína em 19 dias úteis já supera em 36,98% todo o faturamento de outubro/23
Conbrasfran 2024 sedia evento sobre assuntos jurídicos tributários em tempos de reforma tributária entre outros temas relevantes
Conbrasfran 2024 debate logística, suprimentos, safras em tempos de adversidades climáticas no RS e Brasil